terça-feira, 27 de novembro de 2012

5 conselhos para evitar o sobreendividamento


1. Elaborar um orçamento onde fique claro a capacidade financeira do agregado no presente e a médio prazo;

2. Estipular uma lista de prioridades de consumo identificando as compras que podem e devem ser adiadas;

3. Moderar ou restringir o recurso ao crédito: apenas se deve recorrer ao crédito para antecipar um consumo se isso for considerado indispensável. O consumo que se antecipa deve ser compatível com a capacidade financeira do agregado, isto é, o crédito não nos permite viver acima das nossas possibilidades mas e apenas antecipar consumos que iremos ter que pagar ao longo da nossa vida;

4. Poupar: há que estipular sempre uma poupança, independentemente do valor, no limite o objetivo pode ser o de apenas poupar 1€ por semana.
O importante no início é estabelecer o hábito de poupar, até porque se se poupou 1€ isso quer dizer que não se gastou mais do que aquilo que se ganhou.
Este objetivo de poupança deve-se aos poucos tornar mais ambicioso e o valor a poupar deve aumentar por forma a representar uma proporção dos rendimentos totais, idealmente não inferior a 10% dos rendimentos totais do agregado;

5. No que conta às decisões financeiras, pense muito bem antes de agir e se tiver dúvidas aconselhe-se com entidades independentes antes de decidir.

Fonte: E-loan

Sem comentários:

Enviar um comentário